quarta-feira, 21 de outubro de 2015

                                                         INCLUSÃO: O QUE É?


Movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade;
O adjetivo ”inclusivo" é usado quando se busca qualidade para todas as pessoas com ou sem deficiência;
O termo inclusão já trás implícito a ideia de exclusão;
A ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade.
A inclusão depende de mudança de valores da sociedade e a vivência de um novo paradigma que não se faz com simples recomendações técnicas, como se fossem receitas de bolo, mas com reflexões dos professores, direções, pais, alunos e comunidade.



                                                           Autismo: O que é?



O TEA (Transtorno de Espectro Autista) é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. 

                                                       CARACTERÍSTICAS GERAIS


Dificuldades na comunicação e interação social;
Movimentos repetitivos;
Dificuldades de aprendizagem em diversos estágios da vida;
É uma condição permanente;
Sensibilidade sensorial.




                                             INCLUSÃO DO AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR


Kunc (1992): “O princípio fundamental da educação inclusiva é a valorização da diversidade e da comunidade humana. Quando a educação inclusiva é totalmente abraçada, nós abandonamos a ideia de que as crianças devem se tornar normais para contribuir para o mundo".Integração: tudo depende do aluno e ele é que tem que se adaptar buscando alternativas para se integrar.Inclusão:o social deverá modificar-se e preparar-se para receber o aluno com deficiência.
A inclusão não deve ser apenas um desafio do professor, mas sim de toda a escola e da rede de ensino.
Devem-se rever as políticas públicas atuais de modo a garantir aos educadores os conhecimentos, o tempo e a formação necessária para que os alunos não só sejam matriculados, mas também tenham garantido seu direito de aprender.

                                Para minimizar essa dificuldade de convívio social:


Criar situações de interação
Respeite o limite da criança autista
Seja claro nos enunciados
Amplie o tempo para que ele realize as atividades propostas
Sempre comunique mudanças na rotina antecipadamente



                                        Autismo, use a tecnologia para ajudar!!







5 comentários:

  1. Ótimo post. Informações muito bem colocadas.

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  2. Ótimo post. Informações muito bem colocadas.

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  3. Como não amar e querer cuidar de uma criança assim ? Muito bem explicado. <3

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  4. Gostei...muito legal! Essas informações são de extrema importância para o Professor ficar de olho no aluno.

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