INCLUSÃO: O QUE É?
•Movimento
mundial de luta das
pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar
na sociedade;
•O
adjetivo ”inclusivo" é usado quando se busca qualidade para todas as
pessoas com ou sem deficiência;
•O
termo inclusão já trás implícito a ideia de exclusão;
•A
ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e
valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer
sociedade.
•A
inclusão depende de mudança de valores da sociedade e a vivência de um novo
paradigma que não se faz com simples recomendações técnicas, como se fossem
receitas de bolo, mas com reflexões dos professores, direções, pais, alunos e
comunidade.
Autismo: O que é?
O TEA (Transtorno de
Espectro Autista) é uma condição geral para um grupo de desordens
complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o
nascimento.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
•Dificuldades
na comunicação e interação social;
•Movimentos
repetitivos;
•Dificuldades
de aprendizagem em diversos estágios da vida;
•É
uma condição permanente;
•Sensibilidade
sensorial.
INCLUSÃO DO AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR
•Kunc (1992): “O princípio fundamental da educação inclusiva é a valorização da diversidade e da comunidade humana. Quando a educação inclusiva é totalmente abraçada, nós abandonamos a ideia de que as crianças devem se tornar normais para contribuir para o mundo".•Integração: tudo depende do aluno e ele é que tem que se adaptar buscando alternativas para se integrar.•Inclusão:o social deverá modificar-se e preparar-se para receber o aluno com deficiência.
•A
inclusão não deve ser apenas um desafio do professor, mas sim de toda a escola
e da rede de ensino.
•Devem-se
rever as políticas públicas atuais de modo a garantir aos educadores os
conhecimentos, o tempo e a formação necessária para que os alunos não só sejam
matriculados, mas também tenham garantido seu direito de aprender.
Para minimizar essa dificuldade de convívio social:
•Criar situações de interação
•Respeite
o limite da criança autista
•Seja
claro nos enunciados
•Amplie
o tempo para que ele
realize as atividades propostas
•Sempre
comunique mudanças na
rotina antecipadamente
Autismo, use a tecnologia para ajudar!!
Autismo, use a tecnologia para ajudar!!
Ótimo post. Informações muito bem colocadas.
ResponderExcluirÓtimo post. Informações muito bem colocadas.
ResponderExcluirComo não amar e querer cuidar de uma criança assim ? Muito bem explicado. <3
ResponderExcluirmeu adorei o video
ResponderExcluirGostei...muito legal! Essas informações são de extrema importância para o Professor ficar de olho no aluno.
ResponderExcluir